Total de visualizações de página

domingo, 16 de janeiro de 2011

Tremacídio


O Novo Acordo Ortográfico permite, por lei, que você, usuário da língua portuguesa, extermine totalmente de sua vida, aquele sinal gráfico perturbador, o trema (Ü).

É isso mesmo que você está lendo. Segundo o decreto assinado pelo ex-presidente Lula, em 28 de setembro de 2008, na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro, ficou definido que todos os brasileiros têm o direito de se tornarem exterminadores de tremas, ou seja, está decretado o tremacídio, no Brasil.

Deste modo, aproveite este momento para cometer tremacídios. Escreva um texto e ao perceber que uma palavra apresenta os grupos QUE, QUI, GUE, GUI, no qual se faz necessário a pronúncia do "U" (como por exemplo: agüentar; lingüística; cinqüenta; tranqüilo) lembre-se: exclua, extermine, abdique, ignore, dê um fora e liberte-se do trema. Então, por meio desse ato, você vai se sentir um grande amigo da língua portuguesa.

No entanto, em apenas um caso não se deve cometer o tremacídio, em nomes próprios de origem estrangeira que apresentam o trema (como por exemplo o nome [da beldade-gata] Gisele Bündchen). Sendo assim, neste caso deve-se respeitar a autonomia internacional do trema.

Assim, explicado o processo de tremacídio, cabe a você obedecer as regras do Novo Acordo Ortográfico e proteger a língua portuguesa do trema e dos erros ortográficos.

Josué Leonardo

Um comentário:

Powered By Blogger