Total de visualizações de página

segunda-feira, 7 de março de 2011

O multiculturalismo brasileiro


O Brasil é um país que apresenta um aspecto preponderante, é reconhecidamente multifacetado. A diversidade brasileira é ilimitada, são diversos “Brasis” que demonstram uma multiculturalidade através das manifestações folclóricas, de norte a sul; são costumes, tradições, lendas, crenças, que constituem o imaginário do povo brasileiro.

Quem nunca cantou as marchinhas de carnaval? Quem nunca comeu as comidas típicas da festa junina? Quem nunca ouviu falar dos “causos” amazônicos? Essas tradições culturais populares representam a riqueza literária, artística, musical, gastronômica do folclore brasileiro. Do ribeirinho isolado no Amazonas ao professor doutor em letras, ambos já tiveram a oportunidade, em algum momento, de ter contato com as lendas, os hábitos e as crenças da cultura popular, que é fruto da cultura indígena, africana e européia.

O saber tradicional do povo, não pode ser considerado um conhecimento supérfluo. Os provérbios, as crenças, as supertições, as lendas têm a sua devida credibilidade, principalmente para o indivíduo que difunde oralmente e acredita, por exemplo, que o acauã é um pássaro de mau agouro, assim como quem crê que o óleo da banha de galinha é excelente remédio para baques.

Esse conhecimento popular é visto de uma forma etnocêntrica pelos detentores do conhecimento erudito. Pois para eles, essas crendices são inverossímeis. Porém, muitos intelectuais quebraram esse preconceito e deram o devido valor ao conhecimento popular, como o poeta, advogado e político paraense Inglês de Sousa, que escreveu vários contos baseado nas lendas amazônicas.

Portanto, será que devemos considerar as manifestações populares como um lixo cultural? Subestimando o valor artístico e científico dessas manifestações? As ervas medicinais já foram assunto de artigos de revistas científicas internacionais; também, essas ervas são usadas pelas principais empresas farmacêuticas e cosméticas do mundo; além disso as lendas amazônicas já foram publicadas, filmadas, encenadas e o carnaval é exibido em vários lugares do mundo. Outro fato importante é que muitos acadêmicos recebem o título de mestre e doutor, após uma minuciosa pesquisa sobre o folclore paraense e brasileiro.

Deste modo, valorizar o que é popular, inserir a população no conhecimento do folclore juntamente com o conhecimento erudito é constituir a formação de uma sociedade crítica e realista das verdadeiras manifestações culturais de seu povo.

Josué Leonardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger