Total de visualizações de página

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Dia do índio reivindicar!


"Antes todo dia era dia do índio"

De fato essa frase expressa muito bem a situação execrável que se encontra a comunidade indígena no Brasil. Um país que não respeita seus idosos, não respeita suas crianças, não respeita suas mulheres, em suma, não respeita os cidadãos urbanos, ditos civilizados, vai respeitar os seus índios?

Ora, todos nós sabemos quem são essas pessoas que não tem o mínimo de complacência e respeito. Pessoas públicas que tem o dever de defender os interesses da população brasileira - independente de ser analfabeto ou letrado; rico ou pobre; branco, negro ou índio - mas não tem o interesse de fazer a lei valer para todos, sem exceção.

O que os índios tem a comemorar, neste dia? Esse dia 19 de abril, é dia para se reivindicar melhorias na saúde, cobrar políticas de inclusão social, educação de qualidade a esses povos. É muito complicado ser ouvido num país, onde a corrupção, a impunidade e as injustiças são extremamente evidentes e ninguém faz nada para, pelo menos, tentar interromper esse crime organizado político.

O índio nem pode mais fumar seu cachimbo da paz, pois é aculturado, é desterritorializado, é excluído, é morto. Nunca se teve um respeito pelo índio, nunca se deu a ele, o devido valor, valorizando sua cultura, seus costumes tão ricos.

Deste modo, neste dia do índio, o que posso desejar a eles? Desejo boa sorte aos índios, pois o futuro deles é catastrófico, desejo muita força de vontade a eles, pois seus dialetos serão praticamente extintos e me despeço deles, pelo fato de saber que muitos vão morrer no esquecimento, no imaginário da população e na história do país......

Josué Leonardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger