Total de visualizações de página

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Persona non grata


A notíca que repercutiu negativamente nesta semana foi a declaração do prefeito de Manaus a uma paraense, moradora de uma área de risco, na região periférica de Manaus. O prefeito foi visitar o local, devido as chuvas intensas que resultaram em enchentes, desmoronamentos de casas e mortes. A paraense revoltada, co
m todo o direito, foi reclamar ao prefeito melhorias estruturais para o local, pois aqueles moradores, como ela, não tinham para onde ir. E o prefeito imediatamente, demonstrando todo o seu despreparo emocional e falta de respeito disse a ela: "Minha filha, então, morra. Morra, minha filha, não fale besteira[...]" e não satisfeito, ao saber que ela é paraense, disse:"Então, pronto. Está explicado!". Demonstrando uma atitude debochada, preconceituosa, digna de um xenófobo. Que tipo de prefeito é esse que faz acepção de pessoas? Assim como tem paraenses que moram e ajudam no desenvolvimento do Estado do Amazonas, aqui também tem amazonenses que moram e trabalham dignamente para o desenvolvimento do Pará e são extremamente respeitados.

O prefeito de Manaus não deveria em hipótese alguma ter um comportamento tão inadequado e ret
rógrado. Seu ato foi uma falta de compostura, pelo fato de ele ser uma autoridade política e como tal tem como obrigação se adequar publicamente ao cargo tão importante que ocupa, ou seja, ele deve dar o exemplo. Naquele momento de revolta e dor dos moradores, seu discurso deveria ser de agregação e não de desagregação. Era o momento de ele consolar aquelas vítimas no meio de uma tragédia e não sair esculhambando, vaticinando morte e discriminando os imigrantes de outros Estados, como a paraense.

A atitude vergonhosa do prefeito de Manaus, com certeza não condiz com o pensamento da maioria dos ama
zonenses, que são pessoas cordiais, educadas e hospitaleiras. A ignorância do prefeito foi exposta nacionalmente e repudiada por todos que têm bom senso e prezam pelo respeito ao próximo.

Assim, pelo conjunto da obra: disc
riminação, desdém, falta de educação, depreparo, ignorância, insensibilidade, desrespeito, agressividade verbal, humilhação, deboche e falta de compostura, os paraenses decidiram "homenagear" o prefeito com o título de Persona non grata.


Josué Leonardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger