Total de visualizações de página

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

País rico é país sem pobreza


Interessante a apresentação do novo slogan do Governo federal: "Páis rico é país sem pobreza". De fato, a significação desta frase é plural. Além disso, este slogan é mais lógico e verdadeiro que o anterior: "Brasil, um país de todos".


"Páis rico é país sem pobreza". Então, este slogan nos faz entender que o Brasil só vai erradicar a pobreza qua
ndo se tornar uma superpotência econômica, com cadeira cativa no grupo dos sete países mais ricos do mundo (G-7)? Nada disso! Se esse fosse o critério para se eliminar a pobreza, a China, cuja economia cresce acima de 9% ao ano e que, nesta semana, ultrapassou o Japão, agora sendo a 2ª maior economia do mundo, não teria grande parte da sua população vivendo abaixo da linha da pobreza. Do mesmo modo, o Brasil também não apresentaria um alto índice de miséria e pobreza, pelo fato de estar economicamente forte, conseguindo respeito e prestígio mundial.

"País rico é país sem pobreza", no que diz respeito às políticas públicas que diminuam o alto índice de pobreza no país. É necessário entender que o termo "país rico" remete a dive
rsos sentidos, como: país ético; país com políticas eficientes; país preocupado com o social; país descentralizador; país justo; país focado na educação; país unido com um só objetivo e etc. Assim, só uma pluralidade de vertentes objetivas para amenizar a pobreza no país.

Vejamos, por exemplo, a Suíça, a Suécia e a Dinamarca. São países que não apresentam uma supereconomi
a equiparada a países como EUA, Alemanha, Inglaterra; não estão integrados ao G-7, no entanto, o Governo se preocupa com o bem-estar social. O índice de pobreza, de analfabetismo, de mortalidade infantil e de assassinatos, nesses países, com certeza é baixíssimo, tendo um dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo. Nesses casos o slogan casaria muito bem: "Páis rico é país sem pobreza".

Desse modo, o Brasil precisa colocar
em prática a intenção honrosa desse slogan, priorizando o crescimento econômico do país e também a estruturação interna da sociedade, para de fato ser uma grande potência intelectual, política, tecnológica, esportiva, ecológica; pois, na verdade, analisando minuciosamente, um "país rico é um país sem pobreza".


Josué Leonardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger