Total de visualizações de página

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Os motivos de 2010


O ano de 2010 termina, vai embora como uma nuvem levada pelo vento, nem tão discreta e tranquila, mas, com certeza, imponente por marcar histórias fantásticas e fatídicas dentro da memória mundial de bilhões de seres humanos.

2010 deixará saudades? Particularmente, vindo até o micro-mundo ao meu entorno, direi que sim! Este ano que se vai iminentemente, marcou por vários motivos e sucessos pessoais.

Se ocorreram muitas coisas boas, também ocorreram fatalidades que ficaram como exemplo, para não serem feitas nunca mais. E, assim, a vida segue com pitadas de tristeza e recheios de alegria.

2011 já aparece bem ali no canto... Faço um sinal positivo para o ano novo, torcendo para ter motivos tão bons como os de 2010, para continuar escrevendo e postando textos neste simples e querido blog imagético das letras que brotam da memória e do coração...


Josué Leonardo

quarta-feira, 28 de julho de 2010

1 ano na blogosfera




No dia 28 de julho de 2009 tive a feliz ideia de criar um blog, que seria um espaço para expor palavras e mais palavras... Seria o passatempo da língua portuguesa, o quebra-cabeça da literatura e o campo de futebol dos temas da atualidade. Ao mesmo tempo seria o video-game da poesia e o oceano profundo e infinito das lembranças... Um local para chover chuva de léxicos para ventar sentenças frasais da fonte das emoções do escrever. Neste dia denominei o meu querido blog de Poesi@&Pros@, cuja característica é a simplicidade e a discrição, tendo como estrela principal, as letras...

Hoje, 28 de julho de 2010, contemplo emocionado um blog que completa 1 ano de postagens na blogosfera. Em cada texto de minha autoria, há um pouco do passando recente, uma pitada de sentimentos que passaram pelo coração e algumas revelações das imagens que ficaram guardada
s dentro da memória eterna. Há também um recheio doce de parágrafos enfáticos contra as mazelas injustas da vida. Cada texto marcado com o dia, o mês e o ano; ficando ilimitadamente nos arquivos da ferramenta tecnológica.

Muito me alegra saber que nesses 364 dias de vida virtual, o blog Poesi@&Pros@ já tem mais de 500 acessos, um bom número de visitas com a tendência de melhorar a cada ano, cujo objetivo a médio prazo é o milésimo acesso de blogspectadores leais, que entendem o perfil e a mentalidade do blog, que é pôr em evidência as letras!

Escrever é um processo de liberdade, um ato que alforria as ideias que estão no intelecto e vão pelo poder da mente se concentrar na ponta da caneta esferográfica, para depois ser digitado, pausadamente, pelas pontas dos dedos. E esse conjunto de ações sistêmicas ocorrem de uma forma prazerosa, que faz deste blog, o meu melhor brinquedo e uma das minhas paixões....

Por tudo isso, comemoro este dia 28 de julho, de uma
forma entusiasmada e grato por ter a oportunidade de ter um blog que faz, imponente, 1 ano. Parabéns, blog Poesi@&Prosa, que você tenha infinitos aniversários virtuais...

E como todo aniversário temos o dever de cantar aquela famigerada musiquinha, então vamos cantar: "Chegou a hora de apagar as velhinhaaaaas, vamos cantar aquela musiquinhaaaaaaaaa, parabéns, pra você, parabéns, pra você, neste seu aniversáááááááááááááario" Por favor, aplausos..... :D
Josué Leonardo

terça-feira, 20 de julho de 2010

Eternas amizades

Amizades imponentes
Que acontecem por acaso

Num olhar aleatório

Com um aperto de mão

Por um sorriso tímido
Do encontrar de vidas.

Um gesto solícito amigável

faz brotar um respeito

Que se torna ilimitado

Pelos amigos irmãos

Pelas amigas irmãs.

A
impressão primeira
traz a sensação verdadeira

de que essas pessoas
amigáveis
São pra vida inteira...


Josué Leonardo

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Fatídico 2010 - Esperançoso 2014



Sexta-feira, 02 de julho de 2010, um dia fatídico para o futebol brasileiro. De fato, a seleção brasileira perdeu mais uma vez a oportunidade de se tornar campeã mundial. E num jogo aparentemente fácil, aonde o Brasil fez um excelente primeiro tempo, um gol sensacional, num belo passe, 1 x 0, estava tudo perfeito para mais uma classificação para uma semifinal. No entanto, parou nisso...

O segundo tempo foi todo dominado pela seleção holandesa, dois gols que desestabilizaram emocionalmente a seleção brasileira, demostrando o baixo nível técnico de nossos jogadores.

O gigante mundial caiu, nesta manhã... Foi eliminado por uma excelente seleção holandesa, que tem tudo para ser campeã, merecidamente.

Se foi o sonho de ser o único hexacampeão mundial... Quatro anos ganhando tudo, Copa América, Copa das Confederações e uma perfeita campanha nas eliminatórias sul-americana, dando a seleção o primeiro lugar no ranking da Fifa. Entretanto, no campeonato principal, o Brasil perdeu o que não tinha que perder: O título mundial.

Agora só resta a expectativa para o mundial aqui no Brasil, em 2014. E nessa Copa não pode ter desculpa, tem que entrar para vencer. É obrigação da seleção anfitriã se tornar hexa para a alegria nacional dos mais de 200 milhões de brasileiros.

Vamos Brasil! Balança Brasil! Queremos te ver feliz, em 2014, para gente também ser mais feliz....

Josué Leonardo

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Os meses de um semestre


O ano de 2010 está passando como um vento aleatório sem rumo... É incrível como o semestre se foi rapidamente, na velocidade da luz. Ainda agora, a poucos instantes estávamos todos festejando a passagem do ano velho para o ano novo: 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1.... Feliz ano novo!!! Agora estamos hoje nos despedindo do primeiro semestre, foram 6 meses, vapt-vupt, mais rápido que um carro de fórmula 1 e tão potente como a hidrelétrica de Tucuruí; assim se foi velozmente, o que chamamos de tempo... Vejamos o que significou, em simples palavras, esse semestre de janeiro até hoje, 30 de junho:


Janeiro: Excursão introspectiva de planejamentos...

Fevereiro: Silêncio ensurdecedor de alto nível sonoro...

Março: Literalmente o início do início de um início...

Abril: O desenvolvimento das ações da chuva passageira, incessante...

Maio: Expectativas de um presente bom e um futuro melhor...

Junho: O tempo que o tempo tem, se vai com saudade... (30/06/10)

E amanhã? (01/07/10) Ora, amanhã é o começo do começo de um outro começo...

Josué Leonardo

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Rumo aos 500 acessos!!!

No infinito virtual,
Um Blog atual,
É um meio tecnológico

Pra expressar algo lógico,
Através da poesia poética
E da prosa estética.
Por meio das postagens,
Declarações apaixonadas
E reivindicações exaltadas.
Agora, nesses 500 acessos,
Que ventam iminente,

esperamos que esse Blog ascendente
Finque ideias em letras sólidas
e obtenha a milésima marca de acessos,
de blogspectadores fanáticos confessos.
Assim difundindo pela internet
que o Blog Poesi@ & pros@
é mais que paid'égua!


Josué Leonardo

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Dia do índio reivindicar!


"Antes todo dia era dia do índio"

De fato essa frase expressa muito bem a situação execrável que se encontra a comunidade indígena no Brasil. Um país que não respeita seus idosos, não respeita suas crianças, não respeita suas mulheres, em suma, não respeita os cidadãos urbanos, ditos civilizados, vai respeitar os seus índios?

Ora, todos nós sabemos quem são essas pessoas que não tem o mínimo de complacência e respeito. Pessoas públicas que tem o dever de defender os interesses da população brasileira - independente de ser analfabeto ou letrado; rico ou pobre; branco, negro ou índio - mas não tem o interesse de fazer a lei valer para todos, sem exceção.

O que os índios tem a comemorar, neste dia? Esse dia 19 de abril, é dia para se reivindicar melhorias na saúde, cobrar políticas de inclusão social, educação de qualidade a esses povos. É muito complicado ser ouvido num país, onde a corrupção, a impunidade e as injustiças são extremamente evidentes e ninguém faz nada para, pelo menos, tentar interromper esse crime organizado político.

O índio nem pode mais fumar seu cachimbo da paz, pois é aculturado, é desterritorializado, é excluído, é morto. Nunca se teve um respeito pelo índio, nunca se deu a ele, o devido valor, valorizando sua cultura, seus costumes tão ricos.

Deste modo, neste dia do índio, o que posso desejar a eles? Desejo boa sorte aos índios, pois o futuro deles é catastrófico, desejo muita força de vontade a eles, pois seus dialetos serão praticamente extintos e me despeço deles, pelo fato de saber que muitos vão morrer no esquecimento, no imaginário da população e na história do país......

Josué Leonardo

quinta-feira, 4 de março de 2010

Vento que ventou palavras




Muitos buscam uma oportunidade de ser feliz, algo que possa satisfazer sua vida material. A procura incessante pela felicidade é o que todos querem e acreditam que isso pode ocorrer. Quase sempre essa busca é solitária, depende só de nós mesmos, mas parece tão difícil que entristece profundamente a alma esperançosa. Não é por falta de persistência e muito menos omissão, é sempre aquele detalhe ínfimo que causa a fatídica perda, que põe pra baixo a esperança.

Felicidade, é um léxico que venta o sorrir da vitória, competência traz felicidade no agir, que faz só no pensar um ser feliz.

Imagine agora você nadando no mar da alegria, rumo a oportunidade ímpar que eleva a esperança de ultrapassar a linha de chegada da vitória. É bom demais pensar no êxito particular tão almejado. Mesmo acompanhado da tristeza amiga, você sempre imagina alcançar seus objetivos e dar um sapecaaiaiá na frustração antiga.

Esperança abalada faz com que volte aquela felicidade de outrora, pra vê se volta a pular o coração no instante aflito.

Fé seja a ponte inexistente que leva a solidez da doce vontade de ser imponente a força de continuar a lida cansativa de anos pela busca do conhecimento....

Tempo não deixe o tempo passar sem conseguir aqueles minutos que marcarão pra dentro da memória o dia histórica de uma vida.
Josué Leonardo

quarta-feira, 3 de março de 2010

Enquanto houver sol, haverá oportunidades



Na vida todos nós estamos vulneráveis a resultados inesperados, acontecimentos não planejados. Muitas vezes acreditamos que algo vai acontecer de bom, pelo fato do empenho exarcebado, a luta do dia a dia, a abdicação de muitas coisas, pra ver aquele sonho realizado, por méritos.

Ter fé é primordial, quando estamos numa batalha, seja no emprego, em casa, na escola, na universidade, no leito do hospital, na véspera da prova do vestibular. A vontade que você tem quando está numa situação de provação - onde todos te observam, acreditando ou duvidando do seu êxito, além de você mesmo acreditar ou desacreditar em si próprio - é que tudo acabe bem, do jeito como foi planejado, não é?

Entretanto nem sempre é assim.... A vida é repleta de pegadinhas, muitas vezes injustas, as vezes até nós mesmos perdemos a chance tão importante de mudar de vida naquele instante, minutos de desatenção, falha na leitura, erro num cálculo, é capaz de tirar você da aprovação e colocar naquele grupo famigerado da reprovação.

É isso mesmo, um erro pode te fazer perder horas, dias, semanas, meses, semestres, anos de uma vida de estudos.... Infelizmente convivemos por resultados e vivemos sempre acompanhados das possibilidades: No vestibular, aprovação ou reprovação; na sociedade, sim ou não; neste plano, vida ou morte; nos sentimentos, alegria ou tristeza; entre outros exemplos diversos.....

Por isso, então, devemos desistir dos sonhos? de forma alguma!!! é nessa hora que você deve ter mais fé em Deus, acreditar sempre, que o impossível é possível. Persista, batalhe, lute até o fim, nunca deixe que lhe digam que não vale a pena acreditar nos sonhos que se tem. se você caiu, levante!! a estrada é cansativa, árdua, cheia de armadilhas? mostre que você é capaz de vencer, de dar a volta por cima e ser um vencedor.

Enquanto nós estivermos aqui nesse mundo estaremos expostos a todo o tipo de sentimento, frustração, decepção, etc. Entretanto cabe a nós mudarmos o rumo de nossas vidas.... Se por acaso você foi reprovado, com certeza terá outra oportunidade de você mostrar seus conhecimentos, ratificando de uma forma inequívoca de que você é um abençoado por Deus!!!

Nunca deixe seus sonhos cair por terra, é caminhando que se faz o caminho. Enquanto houver sol ainda haverá chances, possibilidades, vitórias, alegrias, bênçãos.... A porta está aberta, o caminho está feito; agora é só trilhar rumo a felicidade. 2010 está aí, é o caminho para as nossas vitórias em 2011. A trajetória será diferente, pois o sol voltará amanhã, nós sabemos......
Josué Leonardo

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Cantinho da poesia



Amadureça, mas sem precisar envelhecer,
Mude de casa,
Até de planeta se quiser.
Corte os cabelos, pinte,
Saia vestido de palhaço, vampiro, zumbi, de super man.
Curta suas fantasias,
Dance moonwalk sem medo do ridículo.
Chore,
Ria,
Chore de rir.
Desça a ladeira numa bicicleta sem freios
Ou, simplesmente, desça sem tirar os pés do chão.
Salte tão alto que as suas mãos alcance as estrelas,
Mergulhe tão fundo que as estrelas alcancem você.
Seja o que você quiser,
Fale o que desejar,
Mas nunca deixe o egoísmo falar mais alto
Ou a intolerância calar o seu bom senso.
Viva o que tem pra viver,
Dê de presente um mundo diferente
E que este seja o melhor dos mundos...


Propaganda publicística da UNIMED-BELÉM

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Sem sujeira

Devido as circunstâncias, já virou hábito analisar os fatos e descrevê-los através da escrita, em prosa ou poesia. O ato de escrever te faz um artista, você expressa um ambiente ou um assunto, como se o papel fosse a tela, a caneta esferográfia o pincel e o vocábulo a pintura da imagem.

Por meio dessa habilidade analítica, posso contemplar o quanto Belém sofre com a poluição sonora, a poluição visual e, principalmente, com a quantidade de sujeira, lixo por todos os cantos da cidade. Recentemente, Belém ganhou a alcunha de 3ª cidade mais suja do Brasil. Infelizmente não podemos omitir esse fato explícito; não podemos dizer que é mais uma injustiça da imprensa nacional contra o Estado do Pará. Não se pode dizer isso, por vários motivos, pois até o menos observador dos moradores de Belém consegue visualizar lixo, lixo e lixo pelas ruas, praças, sarjetas, calçadas da cidade.

Encontra-se por Belém todo o tipo de sujeira: garrafa de água, de refrigerante, papel, pedaço de pau, vidro, sacola plástica, animais mortos, lixo orgânico estraçalhado por cachorros, bolsões de lixo com restos de tudo que você possa imaginar, causando um fedor sem igual. Esses exemplos são ínfimos em relação a infinidade de nojeiras encontradas pela periferia e o centro de Belém.

Agora você já parou pra pensar como fica a imagem da cidade pelo Brasil? Imagina um cidadão curitibano, cuja cidade é uma das mais estruturadas do Brasil, ouvindo uma notícia dessa sobre Belém, vai avacalhar com a cidade; e quem sabe no futuro é menos um turista (ou turistas) que não virá para cá, conhecer as coisa boas de Belém.

Mas alguém pode dizer: "a culpa é da prefeitura de Belém, a coleta de lixo é precária, insuficiente". Porém um cidadão consciente sabe que isso não condiz com a realidade. O prefeito de Belém já cometeu muitos erros em sua administração, entretanto todos nós sabemos que a coleta de lixo acontece em Belém, não é aquela perfeição esperada por uma administração competente, mas existe coleta.

A cidade é imunda por nossa culpa! Você não acredita?! Tá bom... Então atire a primeira bolinha de papel quem nunca jogou lixo na rua, quando estava dentro do ônibus com aquela garrafinha de água e uma embalagem de chiclete? Todos nós já fizemos isso em algum momento do dia, pode ter sido ontem, lembra? Hoje mesmo eu joguei um lixinho pela janela do ônibus, quando passava pela Rodovia Augusto Montenegro, por isso que fiz esse texto, pois a minha consciência ficou pesada com tal atitude....

Sendo assim, temos que nos conscientizar de nossa responsabilidade de preservar nosso maior patrimônio, que é a cidade de Belém e o Estado do Pará. Hoje somos a 3ª cidade mais suja, então vamos trabalhar para que sejamos uma das cidades mais limpas do Brasil, através de uma atitude educada- lixo é pra se jogar no lixo- e respeito ao meio ambiente. Se não for assim, do que adianta falar da boca pra fora que dá orgulho de ser paraense? Não devemos falar e sim agir com muito orgulho de ser paraense, mas sem sujeira......


LEONARDO, Josué. In: Josué Leonardo, 2010.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

12 de janeiro





Senhora bonita,

é Belém do Pará,

com seus 394 anos,

é menina encantadora

de milhões de pessoas.


LEONARDO, Josué. In: Josué Leonardo, 2010.
Powered By Blogger